1. O Texto
Aplicações e usos
Estrutura dos e-mails
Os e-mails constituem as formas de comunicação escrita mais utilizadas no dia a dia de trabalho. Por isso, às vezes, eles são constituídos de apenas um parágrafo. Muitas vezes, não é necessária uma introdução, porque o campo assunto já situa o leitor. É ele que vai direcionar a leitura.
O texto do e-mail deve ser iniciado por um vocativo (Prezado Senhor/Prezada Senhora/ Olá, Sonia/ Olá, Guilherme). A forma de tratamento dependerá do nível de proximidade que você tem com a pessoa ou grupo de pessoas que está recebendo o e-mail.
A mensagem escrita, propriamente dita, deve ser clara e objetiva, para ser entendida de imediato. Na redação corporativa, utiliza-se nós (precisamos), ou, então, uma forma mais impessoal (a empresa precisa/ faz-se necessário/seguem solicitações).
O desfecho deve levar em conta o grau de relacionamento com a pessoa que receberá o e-mail. Atenciosamente é sempre uma forma elegante de encerrar o texto.